Faculdade Paulo VI

SOBRE A BIBLIOTECA

Compartilhe esta página:

A Biblioteca Dom Paulo Mascarenhas Roxo, da Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI, tem como objetivo principal subsidiar as atividades universitárias nas suas funções de ensino, pesquisa e extensão, buscando a excelência na interface entre as diferentes esferas do fazer acadêmico.

Também é objetivo da Biblioteca fomentar a integração entre diferentes membros da comunidade acadêmica local (docentes, discentes, pesquisadores e demais funcionários da faculdade), bem como estimular a presença dos usuários em seu recinto, oferecendo-lhes uma variedade de títulos e de material multimídia para consulta num ambiente agradável, iluminado e arejado e promovendo eventos culturais (exposições, debates, seminários, etc.).

O acervo da biblioteca é composto por livros, revistas, periódicos, jornais, fitas de vídeo, CD-ROMs e hemeroteca. O acervo encontra-se totalmente informatizado pelo sistema Sophia Biblioteca, o qual oferece várias modalidades de pesquisa ao catálogo (título, autor, assunto e editora) e empréstimos, bem como emissão de relatórios e estatísticas. Também pelo sistema, os alunos podem fazer reservas e renovação dos materiais emprestados.

Para o processo técnico de todos os itens que compõem o acervo, é utilizada a Classificação Decimal de Dewey – CDD, a tabela de notação de autores PHA e o Código de Catalogação Anglo-Amerciano – AACR2.

O quadro de funcionários da biblioteca é composto por um bibliotecário e um auxiliar de biblioteca. A Biblioteca da Faculdade Paulo VI atende a sua comunidade local e oferece, além da utilização do acervo (sistema de livre acesso), os serviços de:

  • Consulta local do material;
  • Empréstimo do material aos usuários cadastrados no sistema;
  • Exposição e divulgação de novas aquisições;
  • Orientação para normalização e editoração técnica e catalogação na publicação;
  • Pesquisa bibliográfica em diversas fontes;
  • Reserva e renovação de acordo com o Regulamento da Biblioteca;
  • Serviços de reprografia (de acordo com a lei 9.610 de 19/02/1998 sobre Direitos Autorais);
  • Orientação aos usuários no uso da Biblioteca;
  • Treinamento de calouros;
  • Normalização de documentos.

São documentos básicos da ação administrativa da Biblioteca da Faculdade um Regimento e um Regulamento, que juntos esclarecem itens como: horário de funcionamento, serviços e condições de acesso ao acervo, pessoal técnico e administrativo, entre outros.

O espaço físico da biblioteca é dividido em três setores (acervo, estudos e processo técnico), onde se encontra todo acervo disponível, inclusive as obras de referência e as coleções de periódicos e vídeos.

Contíguas à Biblioteca, dentro de seu espaço físico, porém isoladas, encontram-se instaladas 05 mesas para estudos individuais e uma sala para estudos em grupo.

Como elemento fundamental de apoio às atividades educacionais extraclasse da Faculdade, a Biblioteca presta serviços de apoio na elaboração de trabalhos acadêmicos, quanto à normalização e apresentação científica de acordo com as normas da ABNT.

Política de Desenvolvimento de Coleção

A política de Formação e Desenvolvimento do Acervo é definida pela Direção, Coordenadores dos Cursos, Professores e Bibliotecário. A coleção da Biblioteca é constituída por obras selecionadas em língua nacional e estrangeira, abrangendo dimensões como: coleção de referência, de lastro, básica, didática e literatura corrente.

Para atualização do acervo são realizadas compras semestrais de acordo com sugestões dos docentes, discentes e coordenadores. A Biblioteca também recebe várias doações de Editoras através de uma parceria de divulgação de suas publicações.

Seleção

A política de seleção da Biblioteca foi elaborada considerando as necessidades das áreas centrais, formadas pela literatura básica dos cursos oferecidos, e das áreas periféricas, formadas pela literatura complementar.

Formação do Acervo

O acervo é composto por diferentes tipos de materiais:

  • Monografias (livros, manuais, teses, trabalhos, etc.);
  • Periódicos (revistas, jornais, folhetos, catálogos, etc.);
  • Audiovisuais (fitas, CDs, etc.);
  • Mapas.

O material é distribuído proporcionalmente para atender às diversas disciplinas de acordo com os currículos dos cursos oferecidos pela Instituição em níveis básicos:

  1. Coleção de referência: inclui enciclopédias, dicionários gerais e especializados nas áreas da Biblioteca, dicionários de português e bilingues, dicionários biográficos, bibliografias, índices, guias, estatísticas, anuários.
  2. Coleção básica: coleção fundamental formada pela referência básica em cada disciplina dos cursos oferecidos pela Instituição que garantam e fundamentem qualquer pesquisa, recomendados pelos professores como leitura obrigatória em suas disciplinas.
  3. Coleção complementar: obras sugeridas pelos professores como leitura complementar, não obrigatória, que também servem como auxiliares em pesquisas, para ilustração de trabalhos, discussões, debates e para ampliar os conhecimentos básicos adquiridos em classe.
  4. Coleção de literatura corrente: coleção de livros, guias, periódicos e outros materiais que atualizem a coleção da Biblioteca.

Avaliação Periódica da Coleção

A avaliação quantitativa e qualitativa do acervo é realizada para obter conhecimento exato da coleção existente, sua distribuição por área, sua qualidade, idade, idioma e seus índices de circulação. Após a avaliação, é verificada a necessidade de expansão do acervo.

Aquisição

A aquisição de novos materiais à Biblioteca segue alguns critérios, como:

  1. Bibliografia recomendada para cada disciplina;
  2. Sugestões dos usuários (alunos e professores);
  3. Sugestões do bibliotecário;
  4. Pesquisas negativas (pesquisas não atendidas por falta de material);
  5. Estatísticas de empréstimo e consulta.

Voltar